Sociologia De Silvio Romero
Inicialmente, Silvio Romero era mais adépto de Spencer, já que Le Play era tido como um conservador católico. Posteriormente Silvio Romero passou a utilizar do método monográfico de Le Play, pois achava que o método facilitava na observação das classes sociais e aos seus estudos sobre as nações, quando eram relacionados ao método, que quando baseado na observação na ciências sociais reforçava as impressões de Spencer em se tratando da evolução das sociedades. Assim justificou Silvio Romero quando da publicação de seu segundo livro.
Com base nos discursos dos dicípulos de Le Play, Romero voltou os seus estudos para as famílias por achar serem elas as bases fundamentais das sociedades, que segundo ele, vale o que as famílias valem. Em seu método Le Play procurava identificar leis que garantissem a paz das sociedades, classificando os fatos colhidos ordenados cientificamente de forma a ensejar uma convicção até chegar a uma verdade, através da análise das idéias, costumes e instituições da vida privada entre outros.
Deste modo, a sociologia vem atuar como reflexo das relações sociais atraves de valores ou necessidades para a promoção do bem social que, Le- Play já tinha essa visão em sua época e pregava que as transformações eram necessárias para o meio social. Le-play foi um idealizador de obras de reformas sociais e Silvio Romero se inspirou nisso. Usando o metodo monografico ele passou a estudar a familia e a sociedade em suas formas religiosas, culturais e existenciais. O que não torna muito distante de nosso meio de vivencia hoje com todos os atritos sociais existentes. Muda-se a o seculo e não os problemas. Assim como os pensadores modernistas do século XX, vivemos tentando esse mesmo estudo de fatos sociais e procuramos as mudanças para uma sociedade coerente, pautada na igualdade.