Sociologia da educação
UNIDADE ALEGRETE
CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA
HOSANA TEREZINHA DOS SANTOS FAGUNDES
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
ALEGRETE
2013
HOSANA TEREZINHA DOS SANTOS FAGUNDES
Sociologia da Educação
Artigo Científico apresentado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul para a disciplina de “Sociologia da Educação”.
Professora: Percila Silveira de Almeida
ALEGRETE
2013
1 INTRODUÇÃO
Lendo o livro “Valorização ou esvaziamento do trabalho professor?” no capítulo 1, Fazendo um “Recorte”- A Compreensão da Profissão Docente a Partir da Década de 1980 o qual inicia questionando quais são os professores de hoje, suas expectativas em relação ao seu trabalho, e de que forma o mundo globalizado expõe esse profissional, sem mergulhar no passado desta que era uma das mais belas e desejadas profissões.
A resposta está nas constantes transformações que vem alterando o mercado de trabalho, exigindo profissionais competitivos de habilidades cognitivas, comunicativas, na área da informática e que tenham competência na função a ser exercida para aprender e aprender. Essas transformações chamadas de globalização mundial não interferem somente na política, na cultura ou no meio social, interferem também na vida dos educando, e dos educadores dentro da sua profissão e vida circular.
2 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E AS PRECÁRIAS SITUAÇÕES DOS PROFESSORES
Profissão que está em crise devido às novas funções que a sociedade os impõe, sendo considerados muitas vezes os vilões de todas as dificuldades que a educação enfrenta. Dentre essas dificuldades a violência nas escolas, o baixo índice de aprendizagem, a desvalorização do professor, más condições das escolas, a precariedade dos cursos de formação de professores, a falta de limites dos alunos, pressão da família entre outras problemáticas.
Os cursos de formação, nem sempre atende as exigencias reais de prática docente para inserir