Psicplogia do desenvolvimento
316 palavras
2 páginas
A Psicologia do DesenvolvimentoEtapa 2
Passo 3
Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora o pensamento fosse do psicólogo, com uma ênfase no aprendizado, ressalta a importância da instituição escolar na formação do conhecimento. Para ele a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, puxando dela um novo conhecimento. Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil.
O psicólogo considerava ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidade de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.
Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. A ideia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer, porém, que se deve apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos dos alunos. O importante, para o pensador, é apresentar às crianças formas de pensamento, não se antes detectar que condições elas têm de absorvê-las. Já pensou em elaborar critérios para avaliar as habilidades que seus alunos já tem e aquelas que eles poderão adquirir ? Percebe que certas atividades estimulam as crianças a pensar de um modo novo e que outras não despertam o mesmo entusiasmo ?
Ele sempre ressalta a importância da instituição escolar na formação do conhecimento, e que todo aprendizado amplia o conhecimento da criança e garante controle do próprio funcionamento psicológico.
Estimulando a criança a coisas pragmáticas retraindo dela um novo conhecimento não deixando seu foco como