Trabalho sobre ermida dom bosco
Atrativos Naturais-
Lago Paranoá - O principal atrativo natural para quem visita a Ermida Dom Bosco. O parque se localiza as margens do lago e a região próxima do parque é uma das mais limpas e apropriadas para o banho, como já foi demonstrado em uma série de reportagens feitas pelo DF TV recentemente. O lago pode ser considerado um atrativo artificial por ter se formado pelas águas represadas do Rio Paranoá. A represa foi construída com o objetivo de diminuir os impactos do período de seca na região, fornecer água e servir como local de lazer. A barragem foi inaugurada em 12 de setembro de 1959, dia do aniversário de Juscelino Kubitschek. Após o fechamento das comportas o nível das águas começou a subir para o nível atual do lago, muitos moradores da época não acreditavam que a água subiria rapidamente e, por esse motivo, há diversos objetos “esquecidos” no fundo do lago. O caso mais famoso é o da Vila Amaury que ficou completamente submersa e que atualmente é um dos pontos mais populares de mergulho.
O lago possui:
• Área Superficial de 37,5 km². • Volume Total de 498 milhões de metros cúbicos. • Profundidade média de 12,4 metros. • Profundidade máxima de 40 metros (Barragem do Paranoá). • Perímetro de 111,8 km. • Comprimento de 40 km. • Largura Máxima de 5 km.
O lago se estende de norte a sul ao longo da cidade, possui águas límpidas,e cerca de 90% do lago é apropriado para a prática de lazer e esportes. Há diversos clubes, bares, restaurantes e diversas outras ofertas de serviços ao longo das margens do lago. O grupo identificou que há pouca oferta de espaços públicos com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades no lago. Com exceção da Ermida e do Calçadão da Asa Norte, não há equipamentos públicos para o lazer no Lago Paranoá.
Fontes: http://wbrasilia.com/lagoparanoa/lagoparanoabrasiliadfbrasil.htm ;