Breve história de Brasília
Breve historia da cidade.
Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696,00 reais). Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal.
Importância da construção de Brasília
A atual capital do nosso país foi fruto da visão estratégica de Juscelino Kubitschek (JK) que via naquele lugar no Planalto Central o local ideal para iniciar o desenvolvimento do interior Brasil e diminuir a pressão nos grandes centros brasileiros, notadamente no Rio de Janeiro. É verdade que em séculos passados já se vislumbrava a construção da capital naquele local ou próximo a ele, mas foi no governo de JK em que ações concretas foram tomadas e o antigo sonho se tornou realidade para todos os brasileiros. Certamente, a antiga capital brasileira não teria condições de suportar afluxo de gente que muito possivelmente viriam caso continuasse capital da nação até os dias de hoje. O grande número de comunidades e favelas que se formaram no Rio certamente seria infinitamente maior se JK tivesse dado ouvidos aqueles que contestavam a sua saga.
Papel dos pioneiros e candangos
Os "Brasilienses" ou "Candangos" eram os trabalhadores que imigraram para a futura capital, para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília. Os "pioneiros" também tiveram sua participação na construção