Sociologia da educação
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
DANIELE CAROLINE FELISKI
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CURITIBA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
DANIELE CAROLINE FELISKI
CEPR
5400
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Sociologia da Educação do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docentes: Paulo Sérgio Negri
Curitiba
2012
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Para Durkheim o indivíduo, de maneira isolada, não pode ser considerado ideal para o estudo da Sociologia, elemento inadequado para o estudo e a compreensão apropriada do conceito de “fato social”. O que interessa à vertente durkheimiana é o enfoque do indivíduo inserido em uma realidade social objetiva que, encontrando-se acima dele, caracteriza-se por ser grupal e, coletivo.
Durkheim foi um dos pioneiros na análise dos fatores coercitivos que levam o indivíduo, a se moldar segundo os parâmetros historicamente impostos pelo grupo social, no qual encontra-se circunstancialmente inserido. Esta estruturação do indivíduo nos padrões preestabelecidos e exteriores ao próprio, perpassa pelo psicológico, pelo moral, pelos hábitos, costumes, comportamento, e por toda a sua cultura. Processo esse, inconsciente, e determinante no sentido de conferir um maior ou menor engajamento social do indivíduo nos processos coletivos que permeiam as atividades sociais. Ele se preocupa em analisar a maneira pela qual o meio social, através de aparelhos de coerção e da própria instituição educativa, contribui para regular, controlar e moldar permanentemente o comportamento individual, tornando os processos coletivos aparentemente harmônicos e estáveis.
A Sociologia da Educação tem um papel relevante para o pedagogo, uma vez que estuda os processos e condicionates sociais relativos ao