Lilo
Área – Sociedade, Tecnologia e Ciência
UFCD 2 (Unidade de formação de curta duração): Resíduos e Reciclagem
1.1
a) Biodegradáveis- Restos de alimentos, desperdícios de jardinagem
b) Recicláveis- Papel, vidro, cartão, plástico, têxteis, metais, madeira
2.1- Os medicamentos deitados no lixo, á medida que se degradam podem poluir o solo e consequentemente o subsolo e lençóis de água. Estes têm componentes resistentes que se não forem tratados acabam por voltar para o ser humano através da água que abastece as nossas casas, ou alimentos que compramos. Os medicamentos são produtos químicos e não podem ser jogados no lixo comum. Assim deixando de ser utilizados, deverão ser entregues nas farmácias, para levarem o devido encaminhamento, de forma que não prejudiquem o meio-ambiente e saúde pública.
2.2- Não
3.1- O destino que costumamos dar ao óleo alimentar usado em nossa casa é ser depositado nos oleões uma vez que a camara da nossa terra ainda não adaptou estas medidas, muitas vezes colocamo-lo no lixo, embora tenhamos consciência que estamos a poluir o meio ambiente.
3.2- A iniciativa desenvolvida pela junta de freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, permite transformar a recolha de óleos em biodiesel que depois são utilizados em combustível pela junta.
4- Os objetos/resíduos que são alvo de reciclagem em nossas casas são, eletrodomésticos, lixo doméstico que são enviados para o aterro sanitário onde são divididos pelas devidas classes de separação e posteriormente enviados para reciclagem.
A compostagem é um destino dos resíduos á reciclagem.
As centrais de compostagem transformam os resíduos orgânicos presentes no lixo em adubo, reduzindo o volume destinado aos aterros. Há ainda as incineradoras, este método reduz o risco o risco de poluição no solo, no entanto, podem libertar gases nocivos á saúde.
As incineradoras são sobretudo, para materiais de alto risco, dai a poluição causada na libertação dos