Sociologia da educaçao
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
2.2 Criança:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
2.3 Currículo:
Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
[pic]
[pic]
HORAS
[pic]
Que relógio mais divertido! Você sabe que horas são? Vamos aprender!
O ponteiro menor indica as horas e o maior os minutos.
Usamos a base 60, pois é o menor número divisível por 2, 3, 4, 5 e 6.
Então, cada hora tem 60 minutos e cada minuto 60 segundos!
Cada tracinho corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora!
Em um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!
Assim fica muito fácil ver que horas são!
Durante a semana, a Tina e o Kid acordam às 8 horas e tomam um gostoso café da manhã. Às 9 horas é hora da lição de casa e depois é horas da brincadeira! Eba! Só páram quando a mamãe chama: - Meio-dia, venham almoçar! Mas eles não sabem qual número é meio-dia! Um dia a Tina resolveu