Sociologia contexto Historico
PROCESSO HISTÓRICO
Como um produto Histórico, tem objetivo informar como surgiu a ciência da sociedade.
É costume dizer que a Sociologia é a “ciência da crise” (Tomazi:1993).
Vamos fazer um primeiro corte histórico: século XVIII. Este século foi palco de duas grandes revoluções: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Um segundo corte histórico é mais amplo: séculos XVI, XVII e XVIII.
A FILOSOFIA SOCIAL:
Idade Antiga e Idade Media.
Na Antiguidade e durante a Idade Média, as tentativas de explicações da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião que propunham normas para melhorar a sociedade de acordo com seus princípios. Na Idade Media, a Igreja exerceu ampla influência, no plano cultural, traçando um quadro intelectual em que a fé cristã era a base de tudo.
A TRANSIÇÃO:
- SÉCULO XVI, XVII, XVIII.
A libertação do pensamento, em relação ao dogmatismo católico, iniciou-se já no final da Idade Media, mas se efetivou realmente no período agitado do Renascimento, quando se abriram novas perspectivas ao saber humano.
O período dos séculos XVI, XVII E XVIII, além de ser o momento do desenvolvimento das ciências naturais, deu oportunidade, devido a vários fatores, para que no século XIX, surgisse a Sociologia.
Fatores sócio-culturais como uma série de mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a Descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século XVIII, com a Revolução Industrial, contribuiu para modificar a mentalidade do homem europeu, significando a passagem do feudalismo para o capitalismo.
Bibliografia Básica:
LEMOS FILHO, Arnaldo.
Sociologia Geral e do Direito.
Campinas SP: Alínea, 2008, PG. 37 -