Sociologia Completo
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, e defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas). Em outras palavras, foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que procurava através da razão alcançar a liberdade, a emancipação e a autonomia, e era baseada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O iluminismo fazia uma alusão ao absolutismo, período que fora vivido desde a Idade Média até então, e que mantinha a Igreja e o poder controlando a cultura e a sociedade.
Na época alguns reis absolutistas estavam com medo de perder o mandato, e então adotaram algumas ideias iluministas. Os mesmos ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com certas características de progresso iluministas. Alguns deles são: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.
O iluminismo traz consigo diversos pensadores, que em meio a opiniões mais complexas (ou não), tratavam de questões morais, religiosas e políticas - John Locke, Montesquieu, Voltaire e outros.
Iluminismo e os Filósofos Iluministas
O século XVIII assistiu a uma revolução intelectual de enorme importância na História da Humanidade. A ela foi dado o nome de iluminismo ou filosofia das Luzes (na Península Ibérica, recebeu o nome de Ilustração). Por essa razão, o século XVIII é também conhecido como o Século das Luzes.
O progresso do pensamento filosófico e dos conhecimentos científicos durante o século XVII despertaria, na centúria seguinte, um grande interesse pelos estudos sociais, políticos e econômicos. Mas o fator essencial para o surgimento do iluminismo foi o descontentamento da burguesia com a estrutura vigente.
A Inglaterra havia superado o Antigo Regime graças à Revolução Gloriosa de 1688. Na Europa Continental, porém, continuava a predominar a estrutura baseada no absolutismo por