SOCIOLOGIA TEMPOS MODERNOS COMPLETO
Tempos modernos relata a realidade de operários durante a revolução industrial, onde mostra a passagem da produção artesanal para a produção em serie. Trazendo também a rotina dos operários que se submetiam à cargas horárias exploratórias, que acabavam comprometendo a capacidade física e mental dos empregados. Exibindo principalmente as empresas que usam de certas formas de produção visando sempre e somente obter a melhor forma de gerar lucro, independente das condições de seus operários.
Carlitos é um operário de uma grande indústria, entretanto seu trabalho era sempre o mesmo, apertar os parafusos e somente isto, diferente dos quesitos para se trabalhar em qualquer grande empresa nos dias de hoje que lhe impõe que você deve possuir um conhecimento amplo sobre tudo, mesmo que não o utilize durante o seu serviço, a procura do saber é necessário, pois o mercado exige que o profissional tenha conhecimento completo de seu produto, tendo então que saber de diversas funções dentro e fora do seu setor. Em uma determinada parte do filme Carlitos tem um colapso nervoso causado por esse desgaste físico e mental, sendo então levado às pressas para um hospital. Após a sua saída do hospital Carlitos teve que ir em busca de outro emprego, durante o trajeto acabou sendo confundido com um líder comunista, porem as manifestações na época eram extremamente reprimidas, causando na maioria das vezes a apreensão dos manifestantes e não foi diferente com o Carlitos.
Já na cadeia Carlitos se depara com uma fuga de presidiários e acaba atrapalhando a fuga dos mesmos, ganhando então como recompensa a sua liberdade e uma carta de recomendação feita por uma autoridade. Com a carta de recomendação em mãos Carlitos sai atrás de oportunidades de emprego, mas por ter sido alienado na antiga fabrica por ter uma única função, Carlitos não conseguia se manter em nenhum emprego, pois não tinha nenhuma habilidade a não