Socioantropologia
Ciências Sociais
Material elaborado por
Charles Bonetti
Adrian Ribaric
As Disciplinas
Objetivo: apresentar e discutir as principais correntes conceituais e disciplinares das Ciências Sociais.
qual estavam apresentadas no presente, a alienação. Sociologia como disciplina
SOCIOLOGIA
Marx ou a transformação do mundo
Marx não era um sociólogo, no entanto, a obra deste pensador foi amplamente utilizada por essa ciência, tendo em vista que ele elaborou um modelo teórico-metodológico de explicação da sociedade capitalista.
No seu livro de maior importância, O Capital, o autor estabeleceu o conceito de mais-valia; ou seja, o dinheiro recebido pelo trabalhador na forma de salário não correspondia ao valor real da riqueza produzida pelo trabalho.
Para Marx, o conflito de interesses entre a burguesia (dona dos meios de produção, da produção e do lucro) e o proletariado (dono da força de trabalho) é estruturante da realidade social e, portanto, conceito-chave para a sua decifração. Outro tema que Marx desenvolveu e que se tornou fundamental para o desenvolvimento de uma sociologia crítica foi a questão da ideologia. Para Marx, ao contrário da maioria dos estudiosos dos fenômenos culturais, a ideologia, isto é, o conjunto organizado de representações imaginárias da realidade, tinha uma função política: manter o estado de coisas tal
01
Émile Durkheim (1858-1917) é considerado um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia devido a seu esforço em separá-la das filosofias sociais, definindo claramente seu objeto de estudo, e constituí-la como ciência independente por meio da elaboração de método e aplicações próprias.
Em sua principal obra, As regras do método sociológico, de 1895, ele explicita as bases metodológicas que conduzirão seu pensamento.
Seguido as orientações de Augusto Comte,
Durkheim estabelece a necessidade do investigador se distanciar do objeto, impedindo que convicções de ordem moral, cultural,