Societaria
FACULDADE UNA DE CONTAGEM
Curso Superior em Ciências Contábeis – 3º ciclo, módulo B
aVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS
Contagem
2014
CENTRO UNIVERSITÁTIO UNA
FACULDADE UNA DE CONTAGEM
Curso Superior em Ciências Contábeis – 3º ciclo, módulo B
aVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS
Pesquisa científica construída para a disciplina contabilidade societaria: , do 3º ciclo, módulo B, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Una de Contagem.
Orientação: Prof. Naim Tarabay
Contagem
2014
1 INTRODUÇÃO’
Esta pesquisa foi produzida com a finalidade de esclarecer a importância das demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) dentro da lei Societária Contábil. Para quem é empresário, esses demonstrativos são muito importantes e merecem ser conhecidos a fundo para que se fique em dia com o Fisco. Por isso, vamos explicar o que essas siglas significam e quais empresas estão obrigadas a apresentar essas documentações.
DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA)
A conta “Lucros ou prejuízos acumulados” figura no Patrimônio Líquido e faz a interseção da demonstração do resultado no Balanço Patrimonial. É a partir dela que são distribuídas as parcelas de lucro destinadas às reservas e à distribuição aos sócios ou acionistas. Recebe, ainda, as contrapartidas dos lançamentos das reversões de reservas e dos ajustes de exercícios anteriores.
Portanto, vimos que a movimentação da conta “Lucros e prejuízos acumulados” é de grande interesse dos sócios ou acionistas e também para o próprio Fisco e, em razão disso, a legislação societária e fiscal, assim como as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), contemplam a divulgação de demonstração específica que a evidencie.
Como as variações na