sociedades
Ao pensarmos no conceito de cultura muitas definições surgem sobre o termo cultura. Realmente o termo cultura não é de fácil definição. Vejamos o que diz o dicionário:
CULTURA: s.f. 1.AGR. Ação, processo ou efeito de cultivar a terra; lavrar; [...] 2. AGR. Mesmo que cultivo; 3. BIO. Cultivo de células ou tecidos vivos em uma solução contendo nutrientes adequados e em condições propícias à sobrevivência; 4. criação de alguns aninais; 5. FIG. O cabedal de conhecimentos, a ilustração, o saber de uma pessoa ou grupo social; 6. ANTROP. Conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc que distingue um grupo social; 7. forma ou etapa evolutiva das tradições ou valores intelectuais, morais, espirituais; 8. complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins [...] HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p 888.
O conceito de cultura, como se pode observar, é amplo e complexo. Então como estabelecer o que é cultura? Há vários estudiosos que dedicaram suas pesquisas acadêmicas à definição do termo cultura e traçaram definições coerentes para comprovarem suas teorias sobre a melhor definição da palavra. Em termos sociais, antropológicos, cultura refere-se à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a um grupo específico determinado pelo tempo e pelo espaço. Estudar uma cultura é primordial para compreendermos o porquê de certa organização social, por exemplo. As culturas se interrelacionam, na medida em que um grupo social absorve traços da cultura do “outro” e cede ao “outro” traços da sua própria cultura, ou seja, a cultura do “eu”. O grande desafio em se estabelecer o que é cultura não está na definição do termo em si, mas sim quais padrões serão utilizados para se estabelcer tal definição. A tendência natural de uma sociedade, ao tentar definir a cultura