resenha
DISCENTE: Isabel de Oliveira Magalhães
DOSCENTE: Moabe
Curso: Jornalismo
DO SIGNO AO DISCURSO – INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA LINGUAGEM
SONPANILLE, JAQUES
RESENHA DESCRITIVA
Do Signo ao Discurso - Introdução à Filosofia da Linguagem aborda as teorias do signo sob a nova teoria da significância, deixando a compreensão da relação entre linguagem e realidade, por exemplo. Demonstra também, a forma que somos compreendidos através dos signos.
A análise do discurso está baseada numa literatura instruída nas ciências da linguagem, permanecendo a linguística.
Os termos do sentido, significação e significância, são expostos para exemplificação dos fenômenos.
“O sentido é, em primeiro lugar, uma direção: dizer que uma situação tem um sentido. Na realidade, a referência é a direção dos sentidos, mas, outras direções são possíveis. O sentido é a matéria amorfa da qual se ocupa, se esforça para organizá-la e torná-la inteligível.
De uma forma que a significação, é o produto organizado pela análise. É o produto do conteúdo de sentido atribuído a uma expressão. Com se a exuberância de algo relatado com a significação, ou seja, uma unidade, não importa qual seja seu tamanho. Uma determinada significação em oposição ao sentido é sempre articulada. Até mesmo na medida em que ela é somente reconhecível após sua segmentação e comutação, só se pode apreendê-la por meio das relações que a unidade isolada mantém com as outras unidades.
Por fim, a significância que designa a globalidade dos efeitos de sentido em um conjunto estruturado, efeito que não pode ser reduzido ao da unidade que compõe o conjunto. A significância não é a soma das significações.
“O termo significância não é muito utilizado, pois pressupõe uma hierarquia que não é mais pertinente atualmente”.
SEMIÓTICA E SEMÂNTICA
“Semiótica é técnica dos sinais, é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais