Sociedades pré-colombianas
Os problemas de documentação se dão pela destruição de manuscritos que eram queimados, monumentos , objetos de arte pois estes eram convertidos em outros objetos quando os mesmos eram feitos de metais preciosos, pela transformação das cidades pré-colombianas em cidades espanholas e pelo alto indice de mortalidade causado nos primeiros anos de conquista sendo por meio de epidemias , guerras , trabalhos forçados além de que os nativos ainda tinhas suas terras confiscadas não tendo mais o direito de praticar a agricultura que era primordial a sua sobrevivência o que interferia na ordem familiar ocasionando uma ruptura social e tradicional esses fatores tornam limitadas a quantidade de informação a respeito dessas sociedades .
Já os problemas de interpretação se dão pelo pensamento equivocado e etnocentrista do colonizador como tambem pelo chamado trauma da colonização que pode-se dizer que perdura ate os dias atuais entre os então habitantes do continente além de outros fatores não citados .
Voltando ao exemplo das fontes primarias podemos subdividi-los em três partes ; Sendo a primeira , os resquicios arqueológicos , os textos produzidos pelos colonizadores espanhóis podendo ser estes : cronistas missionários e conquistadores entre outros . Haviam também textos produzidos pelos próprios nativos e mestiços porém em língua européia e ainda documentos legalizados que faziam controle da terra .
Em segundo lugar temos os textos oriundos da tradição oral e em línguas nativas tendo sido transcritos para linguagem latina após a