América Pré-Colombiana e seus povos
Nathan Castanho da Silva
Nº33
2ºano D
Américas pré-colombianas
Osasco
2014
Nathan Castanho da Silva
Américas pré-colombianas
Osasco
2014
Sumário
Introdução 1
A América pré-colombiana 2
Maias 2,3
Imagens escrita maia 4,5,6,7
Astecas 7,8
Incas 8,9
Conclusão 10
Referencia Bibliográfica 10
Introdução:
O objetivo principal desse trabalho é mostrar as individualidades e exclusividades da cultura que existia nas Américas antes da chegada dos europeus e da conseqüente aniquilação destes povos. A chamada América pré-colombiana.
A América pré-colombiana
Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais do continente, são alóctones. O provável caminho percorrido por esses homens, originários da Ásia, em direção à América foi o que passa pelo estreito de Bering. Mas há outras possibilidades, como a travessia do Pacífico usando-se as ilhas existentes entre a Ásia e a América do Sul.
Na época da descoberta da América, existiam sociedades complexas divididas em classes sociais com um Estado estruturado e dominador, que impunha tributos. Na América Central, destacaram-se as civilizações Maia e Asteca e na região andina, os Incas.
Maias
A civilização Maia se localizava no que era chamado Peten, como mostra o mapa ao lado. Durante o primeiro milênio de nossa era os Maias ergueram nesse território uma das civilizações mais florescentes da América, e que foi bruscamente abandonada no inicio do século XI.
Os maias habitaram uma região formada pelos atuais territórios da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Em razão da utilização de uma escrita hieroglífica, a civilização maia é aquela que proporciona as maiores dificuldades de estudo para os historiadores.
Tais povos tinham uma sociedade rígida