ARTE PRE COLOMBIANA
Quando os espanhós chegaram a América encontraram civilizações bem organizadas que possuiam preciosos tesouros.
A arte tinha inportância vital para a sociedade tribal. Atribuíam-se poderes mágicos a objetos como máscaras e cachinbos, achando assim que acalmariam a natureza, ajudando na sobrevivencia da tribo.
A Arte pré-colombiana se estende das montanhas do Peru às planices do meio-oeste dos Estados Unidos e ao Alasca.
Muito de sua arte era inspirada por visões.O xamã sarcedote e curandeiro, reproduzia objetos que os deuses lhe revelavam enquanto estava em trnse.Uma dessas esculturas são as extremamente retorcidas máscaras esquimós.Que estão entre as mais originais obras já vistas.
A arte pré-colombiana é aquela que foi produzida pelas populações nativas das Américas no período anterior à chegada de Cristóvão Colombo em 1492 ao Novo Mundo, antes portanto do processo de colonização quando a arte nativa americana passou a sofrer influência da cultura europeia. Nas sociedades tribais americanas a arte tinha um papel fundamental. Elas acreditavam que as máscaras usadas em rituais religiosos, por exemplo, teriam poderes mágicos como o de apaziguar a natureza. Além disso os objetos considerados belos, normalmente produzidos em prata, cerâmica ou tecelagem, serviam para conferir prestígio a quem os dava de presente. A inspiração para a arte pré-colombiana vinha geralmente de visões obtidas por xamãs, sacerdotes e curandeiros em transe. A arte pré-colombiana é um conjunto de objetos e pinturas em mural produzidos durante cerca de dez mil anos, do sul ao norte das Américas. Entre os principais povos produtores dessa arte estavam os navajos,