Sociedades africanas pós-descolonização
Título:
Sociedades Africanas pós-descolonização
Objetivo (s):
Explicitar qual foi o ponto de discordância entre os sulistas e os americanos do norte.
.
Justificativa: Justifica-se a fim de promover maior conhecimento sobre o fato que levou o acontecimento da Guerra Civil Americana e quais foram as conseqüências.
Introdução: Visando orientar aos interessados porque e de que forma se deu a Guerra Civil Americana de 1861 a 1865, também conhecida como Guerra da Secessão.
.
Desenvolvimento: A Guerra Civil Americana também conhecida como Guerra de secessão, deu-se por dois motivos distintos. De um lado os sulistas que tinham suas economias fortalecidas baseada no latifúndio de algodão e de exportação, custeada com mão de obra barata escravocrata.
Do outro lado os norte americanos que defendiam um processo de industrialização e a abolição dos escravos. Esta guerra de interesse deu origem a uma guerra civil. O norte se fortaleceu com o apoio que prestavam a pequenas propriedades e a utilização do trabalho livre e de diversidade econômica.
Grandes foram as diferenças tecnológicas utilizadas pelos yankees (norte) que venceram os confederados (sul) de uma forma massacrante, foram quase 25 mil soldados mortos.
Considerações finais Vale apena salientar que a escravidão foi revogada, porem os negros continuaram sem nem programa governamental que lhes inserissem na sociedade, continuando a margem da sociedade, mas todos os interesses dos estados foram concretizados inclusive a eleição de Abraham Lincoln que se fortaleceu com a vitória dos yankees. Referências:
• Revista de História ISSN 1518-3319 Revista semestral do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ nº 6 Janeiro-Junho de 2003 Volume 04
• Losurdo, Domenico in Contra-História do Liberalismo, 2006, p. 108
• Guerra da Secessão nos Estados Unidos (Coleção Guerras que mudaram o mundo) Autor: Clark, Philip Editora: Ática
• - Guerra da Secessão Autor: Ameur,