SOCIEDADE
1- A fundação de Barretos deu-se no dia 25 de agosto de 1.854, entretanto a sua origem remota o ano de 1.831, quando chegaram nesta região os irmãos Francisco José Barreto e Antônio Barreto. Chico Barreto nasceu na cidade de São José da campanha, estado de Minas Gerais. Francisco José Barreto e seu irmão acompanhado de toda a sua família, decidiram vir para o norte do Estado de São Paulo e tomar posse de uma gleba de terras à margem esquerda, entre a confluência dos rios Grande e Pardo. Cindo dos filhos de Francisco José Barreto já estavam casados. O local escolhido passou-se a denominar Fazenda Fortaleza. A região pertencia ao município de Araraquara e chamava-se Sertão de São Bento de Araraquara. Algum tempo depois da chegada de Chico Barreto chegou Simão Antônio Marques e sua família que também era da cidade de caldas velhas. A sua propriedade chamava-se fazenda Monte Alegre. No ano de 1.845 as duas famílias pioneiras, os Barreto e os Marques, instituíram o povoado delimitando uma área comum às duas fazendas, doada à igreja, recebendo o nome de "patrimônio do Espirito Santo". cresceu e virou a "Villa dos Barreto", depois "Villa Barreto" e finalmente "Barretos".
2- Há grupos familiares, religiosos, escolares, maçônicos, políticos, musical e instituições de caridade. Diferenciam-se por seus objetivos.
3- Cada grupo procura se relacionar com indivíduos mais parecidos consigo, com ideias e objetivos bem próximos. A diferença entre os grupos é mais clara se analisado melhor, por exemplo, o grupo escolar e o politico, o proposito do escolar é ensinar diferentemente do politico que pensa em toda a cidade, relações sociais, melhoria, etc. Porém, alguns grupos se assemelham na pratica como o maçônico e instituição de caridade, os dois fazem ações filantrópicas.