sociedade
A década de 1960, ou simplesmente, anos 60, representou no seu início a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos, lançados na década de 50, a segunda metade dos anos 50, já prenunciava os anos 60 com a literatura e os movimentos de cinema e teatro de vanguarda
A década de 60 pode ser dividida em duas partes, a primeira de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência nas manifestações culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. Na segunda, de 1966 até 1970 tem início uma grande revolução comportamental com o surgimento do feminismo e dos movimentos civis em favor dos negros e homossexuais, e os hippies, com seus protestos contra a guerra fria e a guerra do Vietnã.
O MOVIMENTO NEGRO AMERICANO USAVA MÉTODOS DISTINTOS PARA CONTESTAR O RACISMO NOS ANOS 60.
Principais líderes: Martin Luther King Jr.
Propostas: o pastor batista liderava uma corrente moderada, adepta da não-violência, que defendia a obtenção da igualdade racial por meios pacíficos, com a extensão do direito ao voto a todos os negros e o uso de táticas como boicotes e desobediência civil sem atos violentos.
Resultados: apesar do assassinato de King em 1968, sua luta gerou a aprovação da Lei dos Direitos Civis, em 1964, que acabou com a discriminação contra as minorias.
NAÇÃO DO ISLÃ
Principais líderes: Malcom X
Propostas: essa vertente religiosa praticava a luta política por meios legais, mas aceitava a violência para autoproteção. Recusando a igualdade racial, o grupo defendia a supremacia e o separatismo dos negros.
Resultados: anos depois, Malcolm X admitiu a possibilidade de convivência com a sociedade branca, despertando a ira dos antigos seguidores. Foi morto por um deles durante um comício, em 1965.
PANTERAS NEGRAS
Principais líderes: Huey Newton e Bobby Searle
Propostas: defendendo o fornecimento de armas a todos os