Sociedade
Relataremos sobre um assunto muito importante nos dias de hoje, a globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
Iremos apresentar também sobre a grande transformação do mundo atual com a chegada da globalização, o motivo que nos trouxe a viver nesse tipo de sociedade e quais as formas desse poder.
Veremos os pontos negativos e positivos do que esta acontecendo com o mundo sendo dominado pelo poder capitalista.
E está elaborada segundo o livro “A sociedade global” de Octavio Ianni.
Por que o autor considera o termo globalização inadequado?
O termo globalização vem sendo discutida já há algum tempo, pois podemos perceber que nossa sociedade está em constante mudança e que necessita de um avanço tecnológico cada vez mais amplo e acessível.
Segundo o autor, o termo globalização é inadequado, pois no país capitalista que vivemos não temos uma distribuição de renda globalizada, onde a menor parte das famílias possui maior poder de renda, e a maior parte ganha apenas para o próprio sustento, onde também muitos não têm renda nem para as necessidades básicas. Pois a palavra global possui dois significados o primeiro referindo-se à Terra como um planeta, e o segundo referindo-se à noção de totalidade.
Portanto desta forma, o globalização tende a juntar os dois significados, dando a idéia de homogeneidade mundial, que no caso é seria igualdade para todos, mas não é o que acontece.
A globalização é algo muito complexo, pois pode discutir sobre diversos temas que precisam ser analisados, além de se deparar com diversas culturas. Como se