taxonomia
EMERSON PEREIRA AMORINS
RAFAELA ANTUNES
RELATORIO DE AULA PRÁTICA
TRÊS LAGOAS-MS
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
EMERSON PEREIRA AMORINS
RAFAELA ANTUNES
Relatório de aula prática apresentado na disciplina de Taxonomia Vegetal, realizado no Terceiro semestre do curso de Agronomia da AEMS Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS.
Orientadora: Débora Nogueira
TRÊS LAGOAS-MS
2014
1. INTRODUÇÃO
Classificação quanto ao número de lóculos:
Unicarpelar / Unilocular: quando apenas um carpelo está presente, e este carpelo apresenta apenas um lóculo.
Pluricarpelar / Unilocular: quando mais de um carpelo está presente, mas o conjunto de carpelos apresenta uma única abertura interna, ou seja, apenas um lóculo. Neste caso, cada estilete conduz ao mesmo lóculo comum.
Pluricarpelar / Plurilocular: quando mais de um carpelo está presente, e cada um dos carpelos apresenta um lóculo correspondente. Neste caso, cada estilete conduz ao seu lóculo particular correspondente.
Imagem mostrando a classificação quanto ao número de carpelos e lóculos do gineceu. A flor pode ser: unicarpelar / unilocular, pluricarpelar / unilocular, pluricarpelar / plurilocular.
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo foi a visualização das diversas características utilizadas para classificar os tipos e posições dos óvulos no frutos.
3. MATERIAL
01 Faca ( para o corte nas frutas)
01 Abobora
01 Laranja
01 Pimentão
01 Pepino
01 Goiaba
01 Mamão
01 Tomate
01 Vargem
4. MÉTODOS
Colocar as amostras a bancada e fazer um corte transversal em cada uma das amostras, para a visualização da posição das sementes em cada uma delas .
5. RESULTADOS
1- Abobora Paulista
Na abobora (Paulista) foi visualizado que é Pluricarpelar plurilocular - formado por diversos