Sociedade
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
TECNOLOGO EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
eline oliveira franco ferreira 371800
VALERIA SILVA ANDRADE
atividade prática supervisionada
Feira de Santana
2012
eline oliveira franco ferreira
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da Universidade Anhanguera, para a disciplina Família e Sociedade.
Prof. Maria José Pinho
Feira de Santana
2012
Constata-se que no que diz respeito a organização interna da Família Brasileira a partir da década de 90 para cá, as separações e divórcios adicionam um grau de complexidade na média em que crescem os recasamentos, com tendências para a variação nos diversos tipos de “Arranjos Familiares”.
Áries define que a família antiga tinha por missão, a conservação dos bens, a prática de um ofício comum a todos, e ajuda mútua no cotidiano de um mundo em que homem e mulher não poderiam sobreviver isolados. As trocas afetivas e comunicações sociais, eram feitas por intermédio de vizinhos, amigos, crianças e idosos, mulheres e homens com possibilidades de se manifestarem livremente em seu meio. Descreve mudanças significativas a partir do século XVI, onde assiste-se a um processo de nuclearização da família, acompanhado da individualização de seus membros que reivindicam uma progressiva privacidade o que alterará significativamente os espaços de morar, havendo a diluição das famílias conjugais.
Nos séculos XVIII e XIX, a família moderna - a família nuclear- substitui um modo de produção baseado na mão de obra da família extensa. Entretanto, é no século XIX, que a família burguesa – a unidade doméstica – compõe-se, sobretudo de pai, mãe e filhos repartindo uma unidade habitacional. Ainda para Àries, a partir da sociedade industrial, a família européia sofreu mudanças consideráveis, marcadas, sobretudo pelas relações