A educação na nova republica
573 palavras
3 páginas
A educação na nova republica • Nova republica foi o periodo posterior aos regimes militares aonde todos os setores inclusive da educação se afloravam e o desejo de iniciar uma nova fase do governo republicano no país era grande, com a ideia de eleições diretas, além de uma nova constituição que contemplasse as aspirações de todos os cidadãos. • Na educação a nova republica traça a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primario (1° á 4 serie )além de dar competência à União Democratica nacional ( partido no comando contra o governo vargas ) para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. • Na eduçação alguns fatos importantes aconteceram com a nova republica :como a contemplação dos artigos 166.167,169,170 e 172 • A Constituição procurou conciliar a antiga disputa ideológica entre os defensores da escola pública e escolas particulares, proporcionando educação gratuita ao mesmo tempo em que a deixara livre para a iniciativa privada. Além da disputa entre Governo e Igreja , que agora se limitava a educar apenas uma parte da população bem diferente da decada de 30 aonde a Igreja catolica assumia a educação do Pais
1946 O Ministro da Educação Raul Leitão da Cunha, comtempla 4 Decretos-lei:um deles sendo a Criação do Serviço nacional de aprendizagem comercial o senac que hoje atua com mais de 2 milhoes de brasileiros anualmente em cursos, e serviços (http://www.senac.br/institucional/senacnumeros.html)
· (Os Decretos-lei 8.621 e 8.622, de 10 de janeiro, criam o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. ) são fundadas a puc/universidade federal de pernambuco
1948 O governo, através do Ministro Clemente Mariani, encaminha ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.
1949 O biólogo suíço Jean Piaget recebe o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
1950 Anísio Teixeira