Curiosidade
Dentre os diferentes níveis de planejamento, o que se refere ao “Plano de Aula” é aquele mais próximo da sua futura atuação como professor, o que justifica uma aproximação maior ao conceito. O preparo e uso de um bom Plano de Aula seria o suficiente para revolucionar o ensino de muitos professores.
Muitas vezes nós, professores, vacilamos no ensino e erramos o alvo por não termos objetivo definido. O Plano de Aula simples, claro e bem elaborado pode nos ajudar muito no nosso dia a dia. Algumas das principais vantagens que o Plano de Aula traz para professores e alunos são: * Facilita o avanço da aula em direção ao alvo; * Proporciona economia e maior controle do tempo; * Lembra ao professor de elementos essenciais à aula (material necessário, tarefas, avisos, métodos etc.); * Organiza o tempo do professor e a aula, evitando imprevistos, contratempos e detalhes esquecidos; * Incentiva o preparo prévio da aula; * Preserva o procedimento e o conteúdo da aula em um arquivo para uso futuro; * Facilita a avaliação e eventual reformulação da aula.
Infelizmente, para a maioria dos professores um Plano de Aula parece mais uma camisa de força do que o que ele realmente é, uma ferramenta que nos liberta para desenvolver nossa criatividade. Na tentativa de espantar alguns fantasmas que pairam sobre o “temível” Plano de Aula, devemo-nos lembrar de um princípio fundamental: “o plano de aula existe para o professor, e não o professor para o Plano de Aula!”. Cada professor precisa de um plano, mas o plano é servo do mestre, e não o contrário. Por isso, é imprescindível que cada professor descubra como organizar e estruturar a aula conforme seu “gosto”, personalidade e habilidades. Sugerimos um pequeno formulário que inclui os elementos que a maioria dos professores precisa para preparar uma aula bem organizada.
Esboço de um Plano de Aula:
Título da Lição:_________________________________________________
Data: