Sociedade e oportunidades de trabalho ao jovem
O presente trabalho é sobre sociedade e oportunidades de trabalho para o jovem, mais concretamente sobre o significado de mercado de trabalho, dados específicos sobre os jovens desempregados no Brasil, os seus pensamentos em relação ao emprego e as causas de falta de emprego para os jovens.
O objetivo deste trabalho é relatar sobre a real situação dos jovens brasileiros, mostrar sobre suas preocupações em relação à falta de trabalho. Esse está divido em três páginas, na primeira serão abordados sobre o conceito de mercado de trabalho, os dados da DIESSE relatando sobre as causas e a quantidade de jovens desempregados existentes e sobre os motivos que agravam esse problema, segunda optei pela importância do trabalho ao Jovem, e a opinião da PNAD sobre a oportunidade de emprego aos jovens e a terceira falará sobre sonhos para o Brasil.
A metodologia utilizada foi a pesquisada pela internet.
Mercado de Trabalho
Mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que a procuram, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.
Dados do DIESSE
De acordo com os dados do DIESSE (2006) a população jovem, de 16 a 24 anos, quando ocupada, tem sua inserção marcada pela falta de oportunidades expressa no desemprego juvenil.
Essa falta de oportunidades se reflete na falta de perspectivas profissionais para os jovens, principalmente entre das classes sociais populares. È importante destacar que esse desemprego juvenil apresenta uma especificidade em relação ao desemprego do outros segmentos populares, pois a juventude é uma fase da vida marcada pela cobrança de participação ativa na renda familiar (principalmente entre os jovens das famílias de classes sociais populares nas quais o