Sociedade e Cultura
1) Qual é a relação da internet com os direitos humanos? Cite ao menos um exemplo que apoie seus argumentos.
Vivemos na sociedade da informação onde a necessidade que parece mais ser vital para o homem é comunicar-se e ser comunicado. Somos bombardeados por inúmeras informações diariamente devido ao acesso facilitado destas pela internet. Este último ponto é muito relevante, uma vez que é direito de todo cidadão ter acesso a informação.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi escrita em 1948 com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito aos direitos e liberdades, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, assegurando o seu reconhecimento, tanto entre os povos da mesma comunidade, quanto entre os povos mais distintos.
Por sua vez, com a introdução da internet no cotidiano dos indivíduos fica claro a grande mudança de comportamento que ocorreu na forma dos relacionamentos e da comunicação. A dinamicidade do mundo aumentou intensamente e as leis tiveram que ser adaptadas para atender a essa nova forma de organização social.
Muitas mudanças podem ser observadas, mas talvez a mais drástica delas seja relacionada à perda de privacidade com a inserção dos meios digitais. A declaração Universal dos Direitos Humanos também assegura a privacidade como um direito fundamental de qualquer ser humano, e junto com ela o direito a liberdade de expressão e de informação. A internet possibilita, por um lado, que cada indivíduo manifeste sua opinião (sobre coisas banais como um jogo de futebol, ou até mesmo mostrando sua insatisfação com o governo de seu país), porém, por outro lado, a possibilidade de monitoramento se torna cada vez mais intensiva.
Este monitoramento, por sua vez, não é apenas por parte de empresas que conseguem acessar facilmente informações sobre seus clientes e seu comportamento de consumo, mas também, e principalmente,