Sociedade e contemporaneidade Ulbra G1
1
Podemos utilizar a expressão “sociedade pós-industrial” uma vez que consideremos e reconheçamos os conflitos e contradições que o industrialismo estava apresentando por não conseguir responder as demandas e determinantes da sociedade capitalista em seu desenvolvimento no processo de suas relações de produção, diante disso, um grupo de estudiosos da sociologia trouxe novas concepções para que pudéssemos compreender e identificar melhor o que é “sociedade pós-industrial”. Baseado nestas afirmações, podemos dizer que algumas das principais características da sociedade pós-industrial foram: I. A centralização do sujeito produtivo. Retomando velhas formas de sociabilidade.
II. A descentralização. A pulverização de centros que estabelece novas formas de sociabilidade a partir do predomínio da Internet e de novos dispositivos de comunicação móvel.
III. A centralização de novos centros produtivos na qual se restabelecem as mesmas formas de convívio social se utilizando dos mesmos dispositivos de comunicação social.
IV. Não existe mais a prevalência de um sujeito antagônico privilegiado. Esta(ao) CORRETA(S) a(s) alternativa(s):
Peso: 1.0
somente I.
somente II.
alternativas II e III.
alternativas II e IV.
nenhuma das anteriores.
Pontuação : 1
2
A sociedade contemporânea se caracteriza pela forte individualização, a procura pessoal por soluções aos problemas pessoais e pela privatização do público, onde o que deveria ser usufruído por todos, uma vez que todos fazem parte do processo de construção, é usufruído por um pequeno grupo que se vincula e controla diretamente os processos de produção e de poder. Neste sentido, podemos considerar como outra característica marcante da estrutura da sociedade contemporânea a “deserção social” o que por sua vez se caracteriza por:
Peso: 1.0
A mobilização inédita dos indivíduos e grupos, colocando-se como uma das principais