biografico
Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
(infoescola )
Características do Capitalismo
Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
Toda negociação é feita com dinheiro
O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)
As mudanças socioeconômicas surgidas no final da Idade Média e ocorridas na Europa provocaram grandes mudanças no modo de produção que até então era feudal para o nosso sistema atual cujo nome é Capitalismo.
A primeira etapa da formação do Capitalismo ocorreu a partir do século XV com significativos avanços das forças produtivas, como nas comunicações através das viagens marítimas, na invenção da imprensa, progressos na agricultura , produção para o grande comércio e, na Inglaterra, o êxodo rural que propiciou a existência de mão-de-obra barata nas cidades (mão de obra que ficou conhecida como proletariado). A classe que contratava esta mão-de-obra era formada pelos burgueses, que eram comerciantes e industriais da época.
Países capitalistas
EUA, África do Sul, França, Portugal, Reino Unido, Canadá, Itália, Austrália, Japão, Alemanha etc.
França
França, oficialmente República Francesa é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França é um dos países mais desenvolvidos do mundo,9 possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal, a nona maior por paridade do poder de compra e a segunda maior de toda a Europa.10 O país goza de