Texto Jornalistico biografico
Nascido em 1951, Robin Willians foi um dos grandes atores na história de Holliwood. Começou sua carreira na televisão em 1976 e fez seu primeiro filme em 1980, interpretando o famoso personagem Popeye. Muito versátil, Williams atuava tanto em filmes de drama, como em comédias familiares. Em agosto de 2014, aos 63 anos, o ator foi encontrado morto em sua casa, em uma aparente cena de suicídio.
Alguns meses antes da sua morte Williams foi internado em uma clínica de reabilitação, por vontade própria, para conseguir se manter sóbrio. Nos últimos meses de sua vida o ator que era dependente químico passava por um episódio de depressão, conforme afirmou sua assessora Mara Buxbaum a diversos veículos de comunicação. Ironicamente a doença parece ser comum entre comediantes.
Segundo o site Uol Entretenimento, o currículo de Robin Williams conta com aproximadamente 60 filmes. O ator ganhou dois prêmios Emmy, seis Globos de Ouro e cinco Grammy. O ator também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme “Gênio Indomável”, no ano de 1998. Além dos inúmeros filmes, Williams também fez ao longo de sua carreira peças de teatro, stand-up comedy e até um musical na Broadway.
Em 1973 o ator ingressou na renomada escola de artes cênicas Juilliard School e apenas um ano após abandona-la ele estreia na televisão com a série “Richard Pryor Show” e foi no mesmo ano que ele se tornou conhecido com uma outra série de televisão chamada “Happy Days”, onde interpretava o alienígena Mork. Seu primeiro Globo de Ouro por filme e sua primeira indicação ao Oscar veio com o longa “Bom Dia Vietnã”, em 1987. No ano de sua morte o site da BBC Brasil elegeu os cinco melhores filmes da carreira de Robin, como Sociedade dos Poetas Mortos, Uma Bábá Quase Perfeita, Gênio Indomável e Aladdin.
Karina Novaes Silva