ALIENAÇÃO PARENTAL
CURSO DE DIREITO
LÍNGUA PORTUGUESA I
Profª Vera Helena Dentee de Mello
Nome do(a) aluno(a): _____________________________
Período letivo 2014/1
O TEXTO NARRATIVO
Ao encadear uma sequência de fatos (reais ou fictícios) em que personagens se movimentam num certo espaço à medida que o tempo passa, o autor está assumindo a atitude linguística de narração. Em outras palavras, o autor usa a linguagem verbal para construir um universo dinâmico, sujeito a constantes transformações. Numa narrativa, passa-se de um estado inicial de equilíbrio para um estado final em que, depois de uma série de fatos, se restabelece o equilíbrio (diferente ou não do equilíbrio inicial).
1 Estrutura
1.1 Situação inicial (estado inicial, descrição inicial)
É a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá. Nesta etapa, ainda não ocorre o conflito, ou seja, é uma situação de equilíbrio.
1.2 Complicação ou perturbação
É a parte do texto em que se inicia propriamente a ação: por algum motivo, acontece o enfrentamento de forças antagônicas (conflito), acarretando transformações no estado inicial, expressas em um ou mais episódios. Encadeados, esses episódios se sucedem, conduzindo ao clímax. 1.3 Clímax
É o ponto da narrativa em que a ação atinge seu ponto culminante (de maior tensão), tornando inevitável o desfecho. 1.4 Desfecho ou desenlace É a solução do conflito conduzido pelas ações do personagem. Restabelece-se o equilíbrio, podendo haver espaço para uma avaliação de tudo o que foi narrado.
2 Elementos da narrativa
- fato (o que aconteceu);
- partes envolvidas (quem participou);
- modo (como aconteceu);
-