Assistente social
Na contemporaneidade, as intervenções em rede se constituem como uma das metodologias centrais para a intervenção profissional e um grande desafio, onde as ações se dão num campo mais complexo, tendo em vista o contexto sócio-cultural em que o ser humano esta inserido e mantém sua teias de relações, construindo assim, sua rede social. Esse caminho de construção exige que o profissional (re)pense e (re)crie suas ações alargando-as a um campo interdisciplinar2. Mas, afinal, o que é uma rede social?
10.1Rede Social: conceito Uma rede pode ser entendida como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, tecidas por relações e que partilham valores e objetivos comuns. Nesta perspectiva, uma rede exige sintonia com a realidade e o contexto social. Para Sluzki, a rede social é entendida como:
A soma de todas as relações que um indivíduo percebe como significativas ou define como diferenciadas da massa anônima da sociedade. Essa rede corresponde ao nicho interpessoal de cada pessoa e contribui substancialmente para o seu próprio reconhecimento como indivíduo e para a sua auto-imagem. Constitui uma das chaves centrais da experiência individual de identidade, bem-estar, competência e agenciamento ou autoria, incluindo os hábitos de cuidado da saúde e a capacidade de adaptação em uma crise (1997, p. 41).
1 2
Assistente Social – Docente do Curso de Serviço Social EAD – ULBRA. A interdisciplinaridade é considerada uma inter-relação e interação das disciplinas a fim de atingir um objetivo comum. Neste caso, ocorre uma unificação conceitual dos métodos e estruturas em que as potencialidades das disciplinas são exploradas e ampliadas. Estabelece-se uma interdependência entre as disciplinas,