sociedade e consumo
É notório que temos o nome de sociedade de consumo. Esse nome não é a toa , o mundo ocidental passou de economia feudal para economia industrial aumentou em muitas vezes a produção , e começou a incentivar consumo.
E mudaram as relações econômicas e de relação aos bens, com o intuito de ter para quem vender seus produtos . a mudança foi altamente drástica , as pessoas foram estimuladas a comprar , mais e mais . “O que é o consumo “
Não é fácil qualificar ou tipificar o consumo , pois para uma parte da sociedade não dá relevância e nem pratica de uma forma quase compulsiva o ato de consumir . existem indivíduos que precisam do ato de comprar compulsivamente para se sentir melhor , como em outros lado também temos pessoas conscientes que não se iludem com o apelo do consumo.
A antropologia de consumo vem se firmando como um domínio especifico nos últimos 15 anos , mais para ela se firmar ,foi necessário estudos e pesquisas das seguintes áreas :
Sociologia ,psicologia .
Era visto de uma forma pejorativa a palavra consumista,porém os estudos provaram que a questão de consumo era mais complexa e profunda do que se apresentava inicialmente. Pois as pesquisas detalharam de forma mais clara o perfil do consumidor , que deixava de ser uma peça manipulada que o tornava uma peça que seguia a oposição maniqueísta entre utilidade e futilidade . e o trabalho também fala do valor sentimental que se dava ao consumo como uma válvula de escape para muitos indivíduos que em seus momentos de carência, ou infelicidade recorrem ao ato de comprar de forma desenfreada sem pensar nas consequências que virão depois , me referindo ao endividamento por exemplo, pois quem compra sem planejar e extrapola seu orçamento
Na sociedade brasileira que é plural, foi