Colecistectomia Laparoscopica
O que é Colecistectomia Laparoscópica?
O que é colecistectomia laparoscópica? A colecistectomia laparoscópica é a remoção da vesícula biliar utilizandose um tubo pequeno e fino, com uma câmera em sua extremidade, além de outros pequenos instrumentos.
A vesícula biliar é um órgão pequeno, em forma de pera, situado embaixo do fígado, na parte superior direita do abdome. Sua principal finalidade é armazenar a bile, utilizada pelo organismo para ajudar na digestão de gorduras. Não é necessário você ter a vesícula biliar para continuar com boa saúde. Depois da remoção da vesícula biliar, o duto biliar ("colédoco") passa a desempenhar essa função.
•
como colangiograma, a fim de identificar quaisquer pedras que eventualmente se encontrem nos dutos biliares.
•
Caso encontre uma ou mais pedras, o cirurgião poderá removêlas. Às vezes é preciso que o cirurgião converta esse procedimento em operação aberta a fim de remover todas as pedras.
•
Depois de a vesícula biliar ter sido removida pelo cirurgião, as pequenas incisões são fechadas com um ou dois pontos ou com fita cirúrgica. Anatomia
Como é realizada uma colecistectomia laparoscópica?
•
•
•
•
Um instrumento fino, semelhante a um tubo, conhecido como trocarte, é inserido dentro do abdome na região do umbigo.
Um laparoscópio ― uma câmera de vídeo minúscula ― é introduzida no trocarte. Isso permite ao cirurgião visualizar uma versão ampliada dos seus órgãos na tela de um monitor.
Outros instrumentos finos são inseridos através de pequenas incisões, ou cortes feitos no abdome, para que o cirurgião possa, delicadamente, separar a vesícula biliar de suas conexões e, em seguida, removê-la através de uma das aberturas.
É possível que o cirurgião faça um exame radiológico, conhecido
Fígado
Estômago
Vesícula biliar
Duodeno
Procedimento
Instrumentos
laparoscópicos