Sociedade Política e o Estado
Sociedade Política e o Estado
1- Sociedade Política
A Sociedade Política é considerada o estágio mais avançado de uma civilização humana. O Estado faz parte dela. Com isso percebe-se que a Sociedade Política está sempre em busca da justiça e das relações amistosas. Ou seja, percebe-se uma devoção á aplicação do bem estar social, ou melhor, do bem comum social. E se denomina Sociedade Política, porque tendo sua organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, o bem público. E será uma sociedade tanto mais perfeita quanto sua organização for mais adequada, ao fim visado, e quanto mais nítido for, na consciência dos indivíduos, a representação desse objetivo, à vontade com que a ele se dedicarem.
O conceito de Sociedade e Estado, na linguagem dos filósofos e estadistas, tem sido empregado ora indistintamente, ora em contraste, aparecendo então a Sociedade como círculo mais amplo e o Estado como círculo mais restrito. Sociedade vem primeiro; o Estado, depois. A Sociedade, algo interposto entre o indivíduo e o Estado, é a realidade intermediária, mais larga e externa, superior ao Estado, porém inferior ao indivíduo, como medida de valor.
Para se ter uma sociedade política não é preciso apenas ter um conjunto de pessoas como exige na formação de uma sociedade. Para se ter uma sociedade política, é preciso mais, tanto que essa sociedade é considerada o estágio mais avançado no convívio humano. Daí a divergência dos gregos em negarem a família como uma sociedade política, porque a família constitui uma união de animais da mesma espécie, fato que não nos distingue dos animais. Portanto o diferencial dos homens para os animais é o raciocínio político.
A forma política da sociedade, o Estado, mais do que qualquer outra, é essencialmente ordem e hierarquia, porque, englobando inúmeras sociedades, tem de conciliar-lhes a atividade e disciplinar a dos