Determinantes Sociais de Saude
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Os Determinantes Sociais são fatores relacionados com as condições de vida e de trabalho da população que influenciam no seu estado de saúde/doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS (Determinantes Sociais de Saúde) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. O modelo descreve as relações entre os fatores sociais e a saúde coletiva e individual. Este modelo organiza os determinantes em diferentes camadas, que se relacionam.
Na primeira camada estão fatores relacionados ao comportamento pessoal e modos de vida que podem promover ou prejudicar a saúde, por exemplo, a escolha de fumar ou não;
Na segunda camada, corresponde a das redes de apoio sociais e comunitárias, servindo de importante instrumento de coesão social e fundamental para a saúde da sociedade como todo, é o chamado capital social, que compreende o conjunto das relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos. Além do contato com amigos e parentes, há também diferentes formas de participação social como pertencer a grupos religiosos, associações sindicais, associações de moradores e clubes de recreação onde representam formas pelas quais grupos de pessoas mantêm-se em contato e estabelecem vínculos sociais. Na terceira camada estão representados os fatores relacionados com as condições de vida e trabalho, disponibilidade de alimento e acesso a serviços essências, como saúde e educação, como por exemplo, o Bolsa Família,que é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 140 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro do acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social.
Na quarta e última camada revela a atuação de macrodeterminantes, relacionados às condições econômicas, culturais e