Determinantes sociais em saúde
"A saúde é o resultado de uma produção social". A saúde transcende a questão biológica, pois depende da forma como se organiza e vive a sociedade, incluindo a influência da globalização. Paulo Buss enfatiza a abordagem dos Determinantes Sociais da Saúde na solução dos problemas de saúde além das tecnologias, hospitais e infraestrutura assistencial.
Primeiro programa de uma série de bate papos sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde que se realizará no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, de 19 a 21 de outubro de 2011. Nesse primeiro programa o entrevistado é Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atualmente Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz.
A saúde é afetada ao longo da vida pelas características do contexto social, que geram desigualdades nas exposições e vulnerabilidades. Esses determinantes sociais interferem no bem-estar, independência funcional e qualidade de vida dos idosos, mas geralmente são desconsiderados nas intervenções e políticas. Diante disso, objetivou-se sistematizar os conhecimentos acerca dos determinantes sociais da saúde do idoso, adotando-se como marco conceitual o modelo de Dahlgren e Whitehead. No nível estrutural,