Determinantes sociais de Saúde
Acadêmicos: Roni França, Bruna Rafaela
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Professor: Luiz Carlos
Disciplina: Programa de Saúde
Trabalho desenvolvido no Instituto Federal Goiano, na disciplina de Programa de Saúde, para fins de avaliação semestral. Pesquisado e elaborado pelos acadêmicos Roni França e Bruna Rafaela. Alunos do 8° período de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Determinantes de Saúde / Doença
Introdução:
Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinados por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contrair tal doença
Determinantes sociais da saúde incluem renda, educação, emprego, desenvolvimento infantil, cultura, gênero e condições ambientais. Pessoas e famílias em boa situação socioeconômica, e que possuem boa educação, possuem menor risco de adquirirem ou serem afetados por doenças, devido ao maior conhecimento e acesso aos meios pelo qual as doenças podem ser tratadas, enquanto que gênero e cultura estão comumente correlacionados com fatores socioeconômicos, e visto, são incluídos como determinantes sociais.
Objetivo:
Temos como objetivo, esclarecer dúvidas a respeito do tema abordado. Além de introduzir os conceitos e definições de políticas públicas na Saúde brasileira. Instigando para possíveis reflexões sobre esse tema que é de extrema importância para o meio social.
Desenvolvimento:
00. Ao contrário das outras, tais desigualdades são injustas e inaceitáveis, e por isso são denominadas cruéis.
Exemplo de crueldade é a probabilidade maior de uma criança morrer antes de alcançar o primeiro ano de vida pelo fato de ter nascido no Nordeste e não no Sudeste. O outro exemplo é a chance maior de uma criança morrer antes de chegar aos cinco anos de idade pelo fato de sua mãe ter quatro anos de estudo e não