Determinantes sociais da saúde
ANA CAROLINA TEIXEIRA NASCIMENTO
TRABALHO AVALIADO I DE EPIDEMIOLOGIA
SALVADOR, 26 DE ABRIL DE 2013.
ANA CAROLINA TEIXEIRA NASCIMENTO
TRABALHO AVALIADO I DE EPIDEMIOLOGIA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Epidemiologia do curso de Nutrição da Universidade Salvador – UNIFACS.
Docente: Jorgana Soares.
Salvador, 26 de Abril de 2013.
ÍNDICE
1. Introdução 2. Situação Problema 3. Questionário 4.1 Respostas 4. Conclusão 5. Anexos 6. Referências Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
Com base na aula teórica, sobre os “Fatores dos Determinantes Sociais da Saúde”, e em estudos realizados durante o período para a elaboração deste trabalho foi entregue um estudo dirigido a ser feito em dupla e consequentemente executar um ofício em obtivesse respostas distintas dos demais alunos da sala.
Segundo, a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde, conceituasse como “os determinantes vinculados aos comportamentos individuais e às condições de vida e trabalho, bem como os relacionados com a macroestrutura econômica, social e cultural. [...] São produto da ação humana e, portanto, podem e devem ser transformados pela ação humana.”.
2. Situação Problema
Para tua sorte, recém colaste grau e já estás empregado (a) como nutricionista em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Muitos são os desafios a ser superados, principalmente no que se refere às condições de vida da população atendida pela equipe. Em uma análise diagnóstica geral, vocês observaram que os bairros, possuem alta renda per capta, devido às indústrias instaladas na região. Contudo, os indicadores de saúde não correspondem à renda observada, sendo considerados ruins.
A rede de esgoto é precária, com os dejetos, em sua maioria, sendo depositados a céu aberto. O abastecimento de água é interrompido diariamente, durante o horário de funcionamento das indústrias. O acesso às unidades básicas