ESTADO, GOVERNO, SOCIEDADE E FINALIDADE DA CIÊNCIA POLÍTICA
CAMPUS NOVA VENÉCIA
CURSO DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA
ESTADO, GOVERNO, SOCIEDADE E FINALIDADE DA CIÊNCIA POLÍTICA
Professora:**********
NOVA VENÉCIA
2013
ESTADO, GOVERNO, SOCIEDADE E FINALIDADE DA CIÊNCIA POLÍTICA
“Estado, segundo o Dicionário Houaiss, designa "conjunto das instituições, governo, forças armadas, funcionalismo público, que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizada”.
O Estado, nem sempre existiu da forma que conhecemos hoje. Ele tornou-se uma realidade apenas no início da Idade Moderna no séc.XVI-XVII. França, Inglaterra, Espanha e Portugal foram os pioneiros.
Por séculos historiadores, cientistas políticos entre outros, questionam-se sobre esta pergunta, mas poucos chegaram a um consenso. O que temos é uma resposta aproximada, porém, não conclusiva sobre a origem do mesmo, para facilitar o estudo, através de dois aspectos: o das teorias filosóficas que se preocuparam com o assunto e o da origem histórica do Estado, ou a origem primária do Estado, o seu aparecimento na sociedade primitiva e a sua formação histórica.
Teoria da Origem Familiar
A mais antiga das teorias, apoia-se na derivação da humanidade de um casal originário. Portanto, é de fundo religioso.
Compreende duas correntes principais: a) Teoria Patriarcal; e, b) Teoria Matriarcal.
TEORIA PATRIARCAL – defende a idéia de que o Estado deriva de um núcleo familiar, cuja autoridade suprema pertenceria ao ascendente varão mais velho (patriarca). O Estado seria, assim, uma ampliação da família patriarcal. Grécia e Roma tiveram essa origem, segundo a tradição. Os defensores da teoria patriarcal encontram na organização do Estado os elementos básicos da família antiga: unidade do poder, direito de primogenitura, inalienabilidade do domínio territorial, etc. Seus argumentos, porém, se ajustam às monarquias, especialmente às