Ciencia politica
Meios – fins que ele é exercido
A TIPOLOGIA CLÁSSICA DAS FORMAS DE PODER Aristóteles · Poder paterno: exercido pelo pai sobre o filho no interesse do filho.
· Poder despótico: exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor.
· Poder político: exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos. Para Aristóteles, o é sempre orientado para satisfazer o interesse de todos – governantes bom governo e governados.
Já o mau governo, isto é, as formas de governo degeneradas, é sempre orientado para satisfazer o interesse dos governantes. O poder não se detém, mas se exerce! Filmes:
· Diamante de Sangue
· Poder das Armas Poder ideológico – funda-se sobre a influência de ideologia.
Poder político – fundamentado na posse dos instrumentos através dos quais se exerce força física, ou seja, através das armas. Características do Poder do Estado Exclusividade – monopólio da força física legítima em nome da sociedade. Universalidade – o Estado toma decisões em nome de toda a coletividade que ele representa. As leis são válidas para todo o território, para todos. Inclusividade – é prerrogativa do Estado definir as áreaas em que ele irá ou não intervir, conforme o interesse público. Intervenção estatal – o Estado tem autoridade suficiente para intervir.
Ex.: majoração de impostos de importação, controle dos juros, ... Organização do Estado A Soberania é una e indivisível, porém, para melhor exercício suas funções podem ser divididas – Montesquieu x Hobbes · Função legislativa
· Função executiva
· Função judiciária Estado Unitário – França, Chile e Israel Estado Federativo – existem diferentes centros de poder e efetiva autonomia das diferentes esferas de governo, umas em relação às outras – nacional, estaduais,