Horta escolar
O projeto “Aprendendo com a horta escolar” na escola que elaboramos em 2012 teve como objetivo implantar a horta escolar como ferramenta didático-pedagógica no apoio ao ensino de diversas áreas do conhecimento, auxiliando na melhoria da qualidade alimentar da comunidade estudantil.
Sabemos que o fornecimento de condições de educação básica, alimentar e nutricional com a finalidade de desenvolver conhecimentos que possam assegurar a formação comum, indispensável para que os estudantes tenham capacidade de interagirem na sociedade, são de responsabilidade dos integrantes que nela atuam.
Até porque o público atendido na escola são alunos com um diferencial no município de Confresa, uma vez que uma parte é oriunda de assentamentos rurais que vem diariamente para a cidade em busca de outros conhecimentos.
E a instalação de uma horta vem ao encontro à necessidade de mudança de hábitos alimentares desta clientela atendida, auxiliando no suprimento de vitaminas diárias, tendo em vista que muitos destes alunos percorrem longos trajetos do campo até a cidade para concluir seus estudos, e servirá também como recurso didático para aulas como matemática e ciências da natureza.
Assim, a consciência de que a escola é um meio de transformação, nos fez enquanto profissionais responsáveis, buscar meios para trabalhar além de conteúdos flexíveis. Desta forma, a horta inserida na escola se torna uma importante ferramenta didático-pedagógica no ensino de diversas áreas do conhecimento e ainda apresenta relativa importância no reforço à merenda escolar.
Nesse contexto a implantação da horta na escola vem contribuir com as áreas de ensino, saúde, proporcionando aos educandos uma forma diferente e dinâmica de aprendizado e contato com o meio