ciência política e TGE
Unidade 1: Conceitos de Ciência:
-Relação entre fenômenos, coisas ou fatos;
-Determinada ordem dos fenômenos e investigação do processo;
- Para Comte (positivista): Podem ser abstratas(gerais): fatos elementares da natureza (física e química); concretas(específicas): aspectos particulares dos fenômenos (mineralogia, geologia).
Dificuldades da Ciência Política (acarreta dificuldade em sua classificação como ciência):
Terminológicas: Em cada país, de acordo com cada concepção os significados dos termos podem variar. Por exemplo o significado de Estado e de democracia. A fixação conceitual pode resultar em caos. O vocabulário político tem caráter movediço.
Mutabilidade do objeto estudado: Ao contrário das ciências naturais, o estudioso de ciências políticas não conta com um objeto de estudo com poucas variações. De acordo com o país ou com a geração, ocorrem variações, não permitindo a criação de leis imutáveis.
Neutralidade do observador: Não há forma de se garantir a neutralidade do estudioso diante do objeto estudado, por mais que se esforce, sofrerá influências internas de sua construção pessoal. Não se obtêm conclusões livres e imparciais.
Prismas da Ciência Política:
A Ciência Política, em sentido amplo, tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico como em sentido prático, referente ao passado, ao presente e às possibilidades futuras.
Prisma Filosófico: Considera a origem, os fins, a essência do Estado.
Prisma Sociológico: Política científica, racionalização do poder, legitimação da autoridade e das bases sociais, regime político.
Prisma Jurídico: Hans Kelsen- O Estado de explica por uma construção jurídica. O Estado é o Direito. Não há considerações subjetivas. Exclui moral, ética, histórica e sociologia. Inviolabilidade das normas jurídicas. Esta doutrina justifica as ditaduras totalitárias e dá poder a todas as medidas, mesmo as que vão contra a vida e