CONCEITO DE POLITICAS, ESTADO E SOCIEDADE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO IFES
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PÓLO SANTA LEOPOLDINA
LEGISLAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇAO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ATIVIDADE 1ª SEMANA
ANDRESSA RAMIRES PIRES MARQUARDT
VITÓRIA
2014
Produzir um texto de, no mínimo, 2 páginas e, no máximo 3 páginas que articule e conceitue o que vem a ser a política, Estado, sociedade e políticas públicas:
Política é o estudo ou ciência da administração de um Estado ou Nação e também é um arte de negociação para compatibilizar interesses. Pensamos sempre em política como governança, mas ela ocorre em todos os ambientes sociais, “seja nos sindicatos, nos tribunais, na escola, na rua, na igreja, na sala de jantar, na reunião partidária, nos movimentos sociais”.
O objetivo da política, portanto, é o estabelecimento de objetivos, buscando o alcance de metas que beneficiarão um coletivo. Conforme a instância, a política adquire características diversas, por exemplo: a política da igreja envolve dogmas e forma como a igreja está constituída e seu pensamento para a época; política no plano individual: busca a realização de objetivos individuais; política partidária: possui duas faces: uma em relação à sociedade e seus interesses outras como política de disputa de governo.
O termo política nasceu na Grécia Antiga e desde seu surgimento, diversos autores contribuíram com sua definição, um complementando o outro.
O termo “Estado” se difundiu a partir da obra de Maquiavel, denominada “O príncipe”. Segundo ele, como uma forma de mediar os conflitos existentes, é que nasce o Estado. Ele envolve a política e o poder.
Há diversos tipos de Estado, que se caracteriza conforme sua estrutura de poder e suas relações. São eles: o feudal, o estamental, o absoluto e o representativo. O Estado de direito é aquele cujos poderes são exercidos a partir de leis preestabelecidas. Deste