Sociedade moderna vítima de sua própria evolução
Evely marques de OLIVEIRA (PG-FAFIPAR)
RESUMO: Este artigo tem por objetivo fazer uma análise do poema intitulado Morte do leiteiro de Carlos Drummond de Andrade. As poesias de Drumonnd de acordo com o pensamento de Antônio Candido possibilitam ao leitor inúmeras linhas de estudos e análises diversas. Neste trabalho procurei seguir uma linha intencionando demonstrar a organização do texto a fim de perceber de que maneira o escritor construiu um determinado efeito de sentido poético. Intenciona-se também analisar criticamente a importância da gramática e elementos relacionados a aspectos de coesão e coerência estes que são de suma importância para tornar o texto compreensível. Nesse trabalho pretende-se também fazer uma breve reflexão a respeito das situações vividas por indivíduos da era moderna e tentar descobrir até que ponto somos beneficiados ou vitimados por tantas transformações.
Palavras-chave: Modernidade;Pressa; Sociedade;Vítima
Morte do leiteiro foi publicada no livro A Rosa do Povo em (1945) é considerado por muitos leitores um dos poemas mais interessantes da obra, pois retrata a situação social vivida por indivíduos da sociedade moderna. Nesse poema o artista aproxima-se do povo percebendo seus problemas, necessidades e anseios.
A publicação da Morte do Leiteiro ocorreu na segunda fase da obra de Drummond A Rosa do Povo, considerada marcante, pois finaliza um estágio estilístico e da início a outro, caracterizando a partir desse ponto de maneira diferente as obras de Drummond. Nesse novo momento de sua obra o artista demonstra-se preocupado com os temas sociais e políticos refletindo suas preocupações em seus poemas tentando fazer com que os leitores reflitam sobre as injustiças, individualismo e as desigualdades sociais.
Morte do leiteiro caracteriza muito bem tais preocupações demonstrando de maneira artística o pouco valor que muitos atribuem