Sociedade Ideal De Plat O
SOCIEDADE IDEAL DE PLATÃO
GABRIEL HENRIQUE COELHO N°10
THOMAS
FILOSOFIA
1°E.M 13/08/2015 AGUDOS 2015
Bom para Platão, o ideal humano deveria se realizar na figura do cidadão filósofo E é através da idéia do Bem que se tem o mais alto saber ao quais os guardiões devem aspirar e serem conduzidos e todos os membros da comunidade deveriam agir corretamente, mas, porém os governantes e guerreiros precisariam ter uma educação especial diferenciada, com o intuito de modelar a si mesmo visando inserir o Bem na realidade histórica. E para Platão em uma sociedade perfeita cada indivíduo tem suas funções especiais para o bem de todos.
Platão achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importância, pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado. Era preciso criar um método para impedir que a corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público, Mas atrás desses problemas estava a psyche humana, como havia identificado Sócrates, Para Platão o conhecimento humano vêm de três fontes principais: o desejo, a emoção, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça, respectivamente. Essas fontes seriam forças presentes em diferentes graus de distribuição nos indivíduos. Elas se dosariam umas às outras, e num homem apto a governar, estariam em equilíbrio, com a cabeça liderando continuamente. Para isso, é preciso uma longa preparação e muita sabedoria. O mais indicado, para Platão, é o filósofo: "enquanto os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo homem, e as cidades sofrerão os males".
Para começar essa sociedade ideal, devem-se tirar os filhos dos pais, para protegê-los dos maus hábitos. Nos primeiros dez anos, a educação será predominantemente física. A medicina serve só para os doentes sedentários das cidades. Não se deve viver para a doença. Para