Platão
Platão
Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. Um dos grandes nomes que a humanidade já conheceu, Platão foi um grande filósofo e matemático que viveu na Grécia Antiga. Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas (também chamada de Academia Platônica ou Academia Antiga), a pioneira entidade de educação superior do mundo ocidental. Vivia ao lado de seu mestre Sócrates e seguidor Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Na sua época, os diálogos eram instrumentos de ensino em todas as disciplinas, como a própria filosofia, a matemática, retórica e muitas outras. Por meio disso, Platão começou a desenvolver sua linha de raciocinio e acreditava que o ser humano vivia constantemente em duas realidades: a inteligível e a sensível. Essa mentalidade dele é chamada de Teoria das Ideias ou Teoria das Formas.
Desenvolvimento
A filosofia e a teoria étnica nas obras de Platão. Se quiséssemos resumir a filosofia de Platão em uma palavra, poderíamos dizer que ela é fundamentalmente um dualismo. Ao admitir a existência de dois mundos (o mundo das ideias imutáveis, eternas, e o mundo das aparêcias sensíveis, mutáveis), Platão concebe ao mundo sensível uma certa realidade, mas ele só existe porque participa do mundo das ideias do qual é uma cópia, ou uma sombra. Segundo Platão, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar. A diferença essencial entre o conhecimento sensível, a opinião verdadeira e o conhecimento intelectual, racional em geral, está nisto: o conhecimento sensível, embora verdadeiro, não sabe que o é, donde pode passar indiferentemente o conhecimento diverso, cair no