Aptidão física e futebol
APTIDÃO FÍSICA E FUTEBOL
Educação Física
Educação Física
Aptidão Física A aptidão física é a capacidade de executar as tarefas quotidianas com serenidade e o menor esforço possível. Capacidades Motoras As capacidades motoras são características individuais e inatas, que podem ser sujeitas a um desenvolvimento, e que, em conjunto, determinam a aptidão física de um indivíduo. São solicitadas em graus diferentes e e melhoram exclusivamente com a continuidade do treino .É preciso considerar o facto de que o maior grau de desenvolvimento de uma capacidade motora específica pode somente ser alcançado se as outras forem também desenvolvidas a um certo nível, isto conjuga tudo na condição física do atleta. As capacidades motoras dividem-se em: * Resistência * Força * Flexibilidade * Velocidade * Destreza Geral
Resistência A resistência é a qualidade física que permite um esforço proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Por outras palavras, a resistência é a capacidade de suportar e recuperar da fadiga física e psíquica. Permite a realização de esforços, sem a perda de eficácia motora recuperando com relativa facilidade.
Resistência aeróbia – há um equilíbrio entre o oxigénio que está a ser gasto e o que é transportado pela circulação até esse tecido, ou seja, o que é recebido.
Resistência anaeróbia - há ausência de oxigénio, ou seja, há um défice de oxigénio. A resistência anaeróbia provoca fadiga bioquímica e neuromuscular.
Para se treinar a resistência, deve-se executar uma corrida continua e prolongada, a um ritmo estável e sem alterações de velocidade.
Teste vaivém (também conhecido por teste dos “beeps”) – consiste na corrida progressiva de 20 metros, em vários níveis orientados por música. Neste teste, o aluno coloca-se atrás da linha de partida; ao primeiro sinal parte e deve correr pela área estipulada (percurso de 20 metros em