bateria de teste habilidades jogadores de futebol
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DE SOUZA
ERONALDO DA SILVA QUEIROZ
BATERIA DE TESTES HABILIDADES DE JOGADORES DE FUTEBOL
MANAUS-AM
2013
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DE SOUZA
ERONALDO DA SILVA QUEIROZ
BATERIA DE TESTES HABILIDADES DE JOGADORES DE FUTEBOL
Pré-projeto entregue para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa no Centro Universitário do Norte – UNINORTE, 6º período – noturno, sob orientação do Prof. Vanderson Luiz Moro.
MANAUS-AM
2013
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL
A “evolução” do Futebol, enquanto jogo desportivo coletivo, tem passado, cada vez mais, pelo estudo e sistematização de elementos relativos a duas realidades interdependentes: o jogo e o jogador.
No que se refere ao jogo, Garganta (2001) e Castelo (2004) têm realizado estudos com diferentes focagens e alcances diversos acerca do futebol de alto nível e ao jogador sênior. No que concerne à criança e ao jovem jogador de futebol é importante salientar que as pesquisas são escassas. Tal fato não parece ser muito compreensível dado que o jovem atleta se encontra numa das primeiras etapas da sua preparação e formação e que visam o alto rendimento desportivo.
Torna-se relevante conhecer e sistematizar a maior quantidade e diversidade de informação acerca dos jovens que são submetidos, desde muito cedo, a atividades físicas organizadas, altamente especializadas e sistemáticas, sobretudo no que à resposta ao treino e competição dizem respeito.
Facilmente pode-se constatar que os jovens, futebolistas e não futebolistas, da mesma idade e sexo, apresentam diferenças significativas ao nível dos aspectos somáticos, da aptidão física geral e específica, e das respectivas habilidades. Contudo, nem sempre é claro se tal diferenciação é devida ao treino, à variabilidade maturacional que caracteriza os jovens no período pubertário, ou ao processo